Fachada Hospital

A AACD

A AACD é uma organização sem fins lucrativos focada em garantir assistência médico-terapêutica de excelência em Ortopedia e Reabilitação. A Instituição atende pessoas de todas as idades, recebendo pacientes via Sistema Único de Saúde (SUS), planos de saúde e particular.

Atualmente, a AACD possui nove Unidades espalhadas pelo Brasil, que contam com equipes multidisciplinares especializadas. Em São Paulo, o Hospital Ortopédico realiza cerca de 7 mil cirurgias por ano, sendo grande parte de alta complexidade. A Instituição mantém ainda cinco oficinas ortopédicas, consideradas referência nacional na fabricação de órteses, próteses, adaptações para cadeiras de rodas e demais produtos ortopédicos.

Comprometida com a promoção do conhecimento científico e a evolução constante do atendimento oferecido aos pacientes, a AACD possui uma área de Ensino e Pesquisa, responsável pela realização de cursos, eventos e pesquisas em Ortopedia e Reabilitação. A AACD trabalha ainda a inclusão social das pessoas com deficiência física por meio de programas como a AACD Esportes, que investe na prática esportiva como ferramenta de integração social dos pacientes e de seus familiares. Ao longo dos anos, foram revelados grandes talentos do esporte adaptado.

Em reconhecimento ao trabalho realizado, a AACD conquistou importantes certificações que demonstram a qualidade do serviço prestado. A Instituição possui a Acreditação Internacional Qmentum, que atesta padrões de excelência em Qualidade e Segurança no atendimento ao paciente, e também foi certificada no programa norte-americano Planetree, focado na excelência no atendimento humanizado.

Todas essas conquistas são resultado do comprometimento diário das centenas de funcionários e voluntários que compõem a AACD. Também fazem parte dessa história as empresas e pessoas físicas que, por meio de doações, apoiam a causa da pessoa com deficiência física e garantem atendimento a milhares de pacientes.

Para mais informações, entre em contato.

Números 2019

História

Fundada em 03 de agosto de 1950, a AACD nasceu do desejo do Dr. Renato da Costa Bomfim, especialista em Ortopedia, de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência física no Brasil.

Na época, o país enfrentava a poliomielite, que deixou sequelas motoras em centenas de pessoas, principalmente crianças. Em viagem aos Estados Unidos para conhecer o tratamento oferecido lá aos pacientes da doença, Dr. Bomfim encontrou centros de reabilitação modernos, novos equipamentos ortopédicos e protocolos diferenciados.

Inspirado em suas experiências no exterior, Dr. Bomfim decidiu trazer para o Brasil um novo modelo de assistência em Ortopedia e Reabilitação. Com o apoio de um grupo de voluntários, criou em São Paulo um centro de reabilitação com a mesma qualidade daqueles que visitou nos Estados Unidos, dando foco ao tratamento e à inclusão social de crianças e adolescentes com deficiência física. Nascia, assim, a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).

Desde então, a AACD ampliou o atendimento em Ortopedia e Reabilitação a pessoas de todas as faixas etárias, oferecendo assistência em nove Unidades espalhadas pelo Brasil. Hoje, a AACD é referência em sua área de atuação, resultado de uma trajetória marcada pelo compromisso com a excelência e pela dedicação à causa das pessoas com deficiência física.

“Não se trata de fazer caridade ou filantropia,
é preciso encarar a causa da reabilitação
como problema médico-social prioritário”

Dr. Renato da Costa Bonfim

CAUSA

Vida é movimento.

CRENÇA

Acreditamos em uma sociedade que convive com as diferenças porque reconhece em cada indivíduo sua capacidade de evoluir e contribuir para um mundo mais humano.

PROPÓSITO

Trabalhar nas frentes necessárias para que as pessoas com deficiência física possam atingir seu máximo potencial, evoluindo além de suas limitações e contribuindo para uma sociedade que acolhe melhor a diversidade.

PRINCÍPIOS

Ética, excelência, superação, autonomia, dedicação e alegria.

Volatr ao topo