IV Simpósio Internacional de Osteoartrite

 Em Notícias

…………………………………………………………………………HOSPITAL-NOTIC-Pag …………………………………………………………………………………

A AACD Hospital promove, no dia 20 de fevereiro, o IV Simpósio Internacional de Osteoartrite, doença que acomete cerca de 10% da população mundial e mais de 10 milhões de brasileiros, em maioria mulheres. Destinado a médicos reumatologistas e ortopedistas, além de residentes, o evento gratuito terá a coordenação do Dr. Morton Scheinberg, reumatologista responsável pelo setor de pesquisas clínicas do Hospital, e contará também com a presença dos médicos Caio Nery e Marcelo Prado, ortopedistas da área de pé e tornozelo, que operam na AACD Hospital, e três especialistas do Hospital de Cirurgias Especiais da Cornell University, de Nova York.

No encontro, serão discutidas novas formas de tratamento da osteoartrite, doença das articulações que causa a degeneração das cartilagens das juntas do corpo e é a forma mais frequente de artrite no mundo. As estruturas ósseas mais atingidas são as das mãos, dos joelhos, as coxofemurais e a coluna. O sintoma mais frequente é a dor nas junturas, que costuma aumentar de intensidade com o decorrer dos anos de vida. Nas fases iniciais da doença, ela surge com o excesso de movimentação do corpo e vai embora com o repouso.

Atualmente, não existe tratamento que retarde a evolução ou reverta o processo patológico que conduz à osteoartrite. Em alguns casos, é indicado o tratamento cirúrgico. Mas o condicionamento físico feito com exercícios aeróbicos e acompanhamento de um profissional, é uma medida importante para controlar os sintomas.

Embora não haja tratamento, as pesquisas sobre o tema são constantes na AACD Hospital. O centro de pesquisas clínicas conduz várias pesquisas com novos tratamentos para osteoartrite e, em 2016, inaugurará um novo laboratório dedicado à medicina regenerativa e o papel das células tronco, tendo como um dos diretores o médico Morton Scheinberg.

As inscrições são limitadas e poderão ser realizadas pelo e-mail educação@aacd.org.br ou pelos telefones (11) 5576-0979 ou final 0797.

Volatr ao topo