Doe Agora

Linha Nina

AACD lança linha de móveis infantis adaptados

_SS_9138_small

Cadeiras e mesas da Linha Nina – Acessibilidade 360o, assinados pelo designer Estevão Toledo, foram financiadas pela CA Technologies

A AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente lança mobiliário adaptado para crianças com deficiência física. A Linha Nina – Acessibilidade 360o é composta por mesas e cadeiras ajustáveis e carrinhos para levar brinquedos e livros aos pacientes atendidos pela Instituição. Desenvolvido ao longo de seis meses, o projeto atende crianças com idades entre 2 e 12 anos e será disponibilizado publicamente para que possa ser reproduzido por outras organizações e por famílias.

A unidade Ibirapuera da AACD, em São Paulo, foi a primeira a receber o novo mobiliário. Na sala de espera, as cadeiras e as mesas adaptadas já estão à disposição dos pacientes que recebem tratamento diariamente.

O manual para confecção das peças está disponível aqui para ser reproduzido, em madeira ou metal, por marceneiros e serralheiros.

“Esse projeto tem como objetivo sensibilizar profissionais de design e arquitetura para a necessidade de pensarmos o espaço e o mobiliário de forma acessível, solidária e inclusiva”, afirma Regina Camargo, presidente do Voluntariado da AACD.

A Linha Nina é assinada pelo designer Estevão Toledo e foi desenvolvida com consultoria da supervisora de Terapia Ocupacional da AACD, Lina Santos. O desenvolvimento teve o patrocínio da CA Technologies, empresa americana presente há 30 anos no Brasil e parceira da AACD. “A CA acredita em um mundo em que a tecnologia conecte a todos, sem distinção. Um mobiliário inclusivo faz parte desse cenário de acessibilidade pela qual lutamos”, afirma o presidente da CA Technologies, Laércio Albuquerque. Funcionários da companhia participaram como voluntários da Semana da Criança da AACD.

Veja as características das peças:

_SS_9091_small

Mesa Nina: mesa infantil em tamanho único e com recorte de tampa em semicírculo para apoio dos cotovelos e adequação postural de crianças com deficiências motoras. Crianças de diferentes idades e níveis de habilidade motora podem interagir em uma mesma plataforma de trabalho. Possibilita a interação da criança com acompanhantes adultos. A mesa tem peso aumentado nos pés para proporcionar mais estabilidade.

Cadeiras Nina 1 e 2: cadeiras com apoio de pés multiajustável de fácil manuseio para possibilitar ajuste postural, além de conforto para os pés. É oferecida em dois tamanhos – variando as medidas de altura, largura e profundidade do assento e altura do encosto – para possibilitar que crianças de diferentes idades possam interagir na mesa Nina. As cadeiras oferecem dispositivo para colocação de um cinto pélvico para promover estabilidade de quadril, se necessário. E têm peso aumentado nos pés posteriores para proporcionar mais estabilidade.

Todas as peças estão em conformidade com as normas JCI, para uso em ambiente de saúde, e com as normas de segurança brasileiras. Para ter acesso ao manual da linha, interessados podem entrar em contato com a AACD pelo telefone (11) 5576-0915 ou pelo e-mail voluntariadoadm@aacd.org.br.