Crianças estudando

Ensino e Pesquisa AACD

Reconhecida por sua expertise em Ortopedia e Reabilitação, a AACD investe em Ensino e Pesquisa com o objetivo de aprimorar processos, promover a evolução dos profissionais e disseminar conhecimento. Dessa forma, a Instituição reforça seu compromisso com a melhoria constante do tratamento oferecido aos pacientes e a qualidade de vida das pessoas com deficiência física.

Ensino AACD

A AACD oferece cursos para profissionais internos e externos, estimulando sua capacitação, aprimoramento e reciclagem em Ortopedia e Reabilitação. Para os participantes, trata-se de uma oportunidade única para investir em qualificação, trocar experiências e ampliar a rede de contatos com profissionais e estudantes de todo o Brasil.

Os cursos são ministrados por especialistas da AACD e têm carga horária de curta e média duração. Destacam-se o Aperfeiçoamento em Reabilitação, com foco na experiência prática, e a Aperfeiçoamento em Fisioterapia, que no período de um ano permite ao aluno ter contato com todas as áreas de reabilitação da AACD.

Para mais informações sobre a área de Ensino, entre em contato: educacao@aacd.org.br, +55 (11) 5576-0979 ou +55 (11) 5576-0797, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

Pesquisa AACD

Há mais de 70 anos, temos desenvolvido conhecimento científico nos campos da Ortopedia e da Reabilitação, contribuindo para o aprimoramento de profissionais da Saúde e para deixar um legado clínico para que mais pessoas possam contar com tratamentos inovadores para patologias estudadas na AACD.

Em 2021, aprovamos 11 projetos de pesquisa, número que consideramos expressivo diante dos desafios impostos pelo distanciamento social na pandemia. E demos início aos trabalhos da Comissão de Linhas de Pesquisa, fixando em quatro áreas de conhecimento, que são:

  • Intervenções multidisciplinares em reabilitação: analisar os efeitos de intervenções terapêuticas, medicamentosas e não medicamentosas na população da área de pesquisa;
  • Intervenções cirúrgicas: analisar os efeitos das intervenções cirúrgicas nos pacientes, a fim de verificar a eficácia das mesmas e as possíveis inovações;
  • Inovação e tecnologia: analisar os efeitos de novas tecnologias ou equipamentos para os pacientes. Contempla estudos voltados para a redução de custos, aumento da eficiência e produtividade, diagnósticos e tratamentos mais precisos nos atendimentos, melhoria das capacidades internas, aumento da satisfação dos pacientes e desenvolvimento de novas tecnologias e equipamentos (OPME) na Oficina Ortopédica e áreas assistenciais;
  • Avaliações funcionais, questionários, testes e classificações: engloba estudos que envolvam instrumentos para caracterizar, descrever, classificar, quantificar a patologia, o desempenho funcional e a intervenção terapêutica. Desde a criação e a validação até a aplicabilidade clínica.

Para mais informações sobre a área de Pesquisa, entre em contato: pesquisa@aacd.org.br ou +55 (11) 5576-0473, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Disseminação de conhecimento

A AACD divulga os resultados de suas pesquisas por meio da publicação de artigos científicos em revistas especializadas. O objetivo é tornar pública a metodologia, a proposta, o achado e a conclusão, obtidos a partir do estudo investigativo de uma área do conhecimento.

As revistas são avaliadas e classificadas por um fator de impacto. Ou seja, quanto maior o fator de uma revista, maior é a sua reputação. Em 2021, tivemos 12 trabalhos científicos publicados, sendo 3 em revistas científicas de alto impacto.

Artigos Científicos publicados em 2023

Artigos Científicos publicados em 2022

Artigos Científicos publicados em 2021

Volatr ao topo