(EDITAL) APRIMORAMENTO EM PEDAGOGIA NA REABILITAÇÃO – 2020 (PROCESSO FINALIZADO)

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA APRIMORAMENTO EM PEDAGOGIA NA REABILITAÇÃO EM DEFICIÊNCIA FÍSICA COM ENFOQUE MULTIDISCIPLINAR – 2020

 

Número de vagas: 02

Bolsa-auxílio: aprimoramento não-remunerado (sem bolsa)

Duração: 11 Meses

Início: 03 de fevereiro de 2020

Término: 18 de Dezembro de 2020

Período/horário: 20 horas semanais com obrigatoriedade na participação das aulas  de 4ª feira no período da manhã e da tarde; o restante da carga horária deverá ser cumprida no período da manhã ou da tarde, no Setor de Pedagogia, em horários e dias da semana previamente combinados com o aprimorando no início do curso, até totalizar 20 h semanais.

 

  1. INSCRIÇÕES

 

VAGAS LIMITADAS: 25

Somente para a AACD – Ibirapuera (São Paulo)

 

Período: As inscrições serão feitas de 22/11/2019 a 09/01/2020, por meio do site www.aacd.org.br.As inscrições estarão automaticamente encerradas com o preenchimento das vagas disponíveis.

 

Valor: R$ 85,00 (oitenta reais).

 

Confirmação: Após pagamento, enviar para o e-mail cet@aacd.org.br o comprovante de pagamento até o dia 10/01/2020. Sem o recebimento desses documentos e o pagamento da inscrição, a inscrição não será efetuada.

 

  1. DATA DA PROVA E RESULTADOS

 

Data da prova:  13/01/2020 (segunda feira).

Horário: 8 h (comparecer com 30 minutos de antecedência,  portando o RG e o comprovante de pagamento)

Local: Sala Hannen

Data da divulgação do Gabarito: 14/01/2020 no site www.aacd.org.br

Data do resultado da prova: 15/01/2020 – por meio do site (não haverá revisão de provas)

Data da Entrevista: 21/01/2020 e 22/01/2020 a partir das 8h, no Setor de Pedagogia. Comparecer portando o diploma e/ou declaração da faculdade comprovando a conclusão do curso até o segundo semestre de 2019.

Data da divulgação final: 24/01/2020 – por meio do site.

 

  1. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:

 

1ª FASE – Prova escrita: peso 6 (seis).

2ª FASE – Entrevista: peso 4 (quatro).

 

Serão realizadas no período de 21/01/2020 e 22/01/2020, às 8h.

Serão convocados para entrevista os candidatos que acertarem no mínimo 60% das questões.

A classificação se dará conforme os pontos obtidos na prova escrita objetivos de múltipla escolha, em ordem decrescente.

A aprovação e classificação serão obtidas obedecendo-se à ordem decrescente do total de cada uma das fases, determinando-se peso 6 para a 1ª fase (prova escrita) e peso 4 para a 2ª fase (entrevista).

Em caso de empate, obterá melhor classificação o candidato que obtiver melhor rendimento na segunda fase – entrevista.

A lista de aprovados será apresentada respeitando a ordem alfabética dos nomes.

 

  1. INFORMAÇÕES IMPORTANTES

 

– Condições: apresentar os documentos exigidos, pagar a taxa de inscrição, ser graduado em Pedagogia ou apresentar declaração  da faculdade do término do curso no segundo semestre de 2019

– Não haverá isenção total ou parcial da taxa de inscrição, independentemente do motivo apresentado.

– Em nenhuma hipótese haverá devolução de pagamento da taxa de inscrição.

– O ato de inscrição presume o conhecimento e aceitação, por parte do candidato, das condições estabelecidas para o processo seletivo, sendo o candidato responsável por qualquer erro ou omissão e pelas informações prestadas.

– A prova escrita abrangendo o conteúdo programático terá dez questões de múltipla escolha com cinco alternativas cada (sendo apenas uma alternativa correta).

– Para a realização da prova, será entregue um caderno de questões no qual deverão ser assinaladas as alternativas escolhidas, as quais deverão ser passadas na folha do gabarito com caneta esferográfica azul ou preta. Serão anuladas as questões assinaladas a lápis ou rasuradas.

– Não serão computadas as questões não assinaladas ou com mais de uma resposta, bem como aquelas com emendas ou rasuras, ainda que legíveis.

– O candidato não poderá levar o caderno de questões, sendo a sua devolução obrigatória.

– Será excluído do processo seletivo o candidato que faltar à prova escrita ou chegar após o horário limite estabelecido, ou ainda que, durante a sua realização, for surpreendido em comunicação com outro candidato e/ou utilizando livros, notas, telefone celular etc.

– No dia da realização da prova, não serão fornecidas pela equipe de aplicação das provas nenhuma informação referente ao conteúdo e/ou aos critérios de avaliação e classificação.

– Em hipótese alguma será realizada prova fora dos locais, horários e datas determinados e sob nenhum pretexto ou motivo haverá segunda chamada para realização da prova.

– Não haverá férias no período  do aprimoramento

 

  1. APRESENTAÇÃO DO CANDIDATO SELECIONADO

 

Confirmar a vaga até 27/01/2020, pelo telefone (11) 5576-0874.

Os documentos necessários serão informados no dia da confirmação da vaga. O aprimoramento terá início em 03/02/2020.

Os candidatos aprovados no processo seletivo do Aprimoramento serão convocados pela Comissão de Ensino e Treinamento para a entrega de documentos e assinatura de contrato.

O Aprimoramento oferecido pela instituição não é reconhecido pelos órgãos reguladores educacionais vigentes no território nacional e destina-se a proporcionar ao profissional conhecimento que lhe permitam a qualificação para o mercado de trabalho.

 

  1. CASOS OMISSOS

Serão apreciados pela Comissão de Ensino e Treinamento (CET) da AACD.

Prazo para recurso: até dois dias úteis da data da divulgação do resultado do processo seletivo.

PROGRAMA PARA A PROVA TEÓRICA – Setor de Pedagogia

  • Educação para Todos: conceito e fundamentação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). Principais documentos que regem a Educação Especial no Brasil, com ênfase no município de São Paulo.
  • Desenvolvimento e aprendizagem segundo a teoria construtivista (Piaget) e sócio-interacionista (Vygotsky e Wallon).
  • Aquisição de leitura e escrita segundo Emília Ferreiro e Ana Teberosky.

 

BIBLIOGRAFIA

 

  • OLIVEIRA, M. K. de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-cultural. Scipione, SP, 1993.
  • PIAGET, J. Seis estudos de Psicologia. Forense Universitária, RJ, 1978.
  • TEBEROSKY, A.; FERREIRO, E. A psicogênese da língua escrita. Artmed, Porto Alegre, 1999.
  • ”O acesso de alunos com deficiência às escolas e classes comuns da rede regular“. Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão / Ministério Público Federal. Brasília, set./2004. (E documentos oficiais de políticas públicas de Educação Especial, disponíveis pela Internet no site do MEC, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, dentre outros).
  • Formação continuada a distância de professores para o atendimento educacional especializadodeficiência física. Brasília: SEESP/SEED/MEC, 2007.
  • FERNANDES, A.C. et al. Medicina e reabilitação: princípios e prática. Artes Médicas, São Paulo, 2007.

Características do treinamento

O programa de Aprimoramento em Pedagogia na Reabilitação AACD- abrange conteúdo teórico e prática supervisionada nos setor de pedagogia, acompanhando os casos e patologias atendidas na instituição, com duração de 11 meses.

Objetivos do curso

Capacitar graduados em Pedagogia para o atendimento a Pessoa com Deficiência Física.

Beneficios

Certificado emitido pela AACD

Público-alvo

Profissionais formados na área de Pedagogia.