(EDITAL) APRIMORAMENTO EM MUSICOTERAPIA NA REABILITAÇÃO – 2020

EDITAL DA PROVA PARA O APRIMORAMENTO DA MUSICOTERAPIA EM REABILITAÇÃO NA DEFICIÊNCIA FÍSICA – ENFOQUE INTERDISCIPLINAR – 2020

 


Programação:
Observação prática no setor de musicoterapia e aulas teóricas ministradas por membros da equipe multiprofissional da instituição.

Orientação para trabalho de conclusão de curso.

As atividades práticas serão realizadas 1 X semana em dia e horário a ser  tratado na entrevista .

As atividades teóricas serão realizadas às quartas-feiras das 8:00h às 11:30h e das 13:00 às 15:00h. O cronograma de aulas será informado no decorrer do aprimoramento.

Características do aprimoramento: É oferecida prática supervisionada de musicoterapia durante o atendimento dos pacientes enquadrados no setor. A prática se baseia na avaliação, elaboração de plano musicoterapêutico, orientações de intervenções em musicoterapia para os diferentes diagnósticos atendidos no centro de reabilitação. Haverá aulas teóricas realizadas pela equipe multidisciplinar sobre diagnósticos atendidos, intervenções realizadas  na instituição e o trabalho desenvolvido em cada setor da AACD.

Objetivos do curso: Oferecer fundamentação teórico-prática para o musicoterapeuta no  atendimento em reabilitação na deficiência física (enfoque multidisciplinar).

Coordenação Geral: Anny Michelly Paquier Binha

Coordenação da área: Ana Cristina Sanchez de Assis Domingos

Número de Vagas: 02 ( duas)

Duração: 11 meses sem remuneração


Início: 03 de fevereiro/20 e término 18 de dezembro/20

Não haverá férias no período

 

  1. Inscrições para a prova

Vagas Limitadas : 15 (quinze)
Somente para a AACD-Ibirapuera – São Paulo.

Período de Inscrição: 25/11/2019 a 06/01/2020

Valor da Inscrição: R$ 85,00 (oitenta e cinco reais)

Confirmação: Após pagamento enviar impreterivelmente até o dia 06/01/2020 via e-mail cet@aacd.org.br, comprovante de pagamento.

Sem o recebimento destes documentos e pagamento da inscrição, a inscrição não será efetuada.

 

  1. Data da prova e resultados

Data: 13/01/2020 (Segunda-feira)

Horário: 08h00minh (Comparecer portando o RG)

Local: Sala Hanen da AACD – Av. Prof. Ascendino Reis 724 – Vila Clementino

Resultado da prova: 14/01/2020, no site (Não haverá revisão de prova).

Entrevista: 15/01/2020 e 16/01/2020 no período das 07h00min às 12h (Setor de Musicoterapia – AACD/SP) e os candidatos serão convocados através de e-mail.

Resultado final: 17/01/20 no site.

Candidato deverá confirmar interesse pela vaga por e-mail até dia 24/01/2020 – cet@aacd.org.br

 

  1. Critérios de seleção

1ª FASE – Prova: Peso 6 (seis)

Com início às 08h00minh do dia 13/01/2020 e finalização às 12h00minh. Não será permitido o ingresso de nenhum candidato após 20 minutos do início da prova.  

2ª Fase – Entrevista: Peso 4 (quatro)

Serão convocados para entrevista aqueles candidatos que acertarem, no mínimo, 60% das questões.

A data e horário da entrevista serão informados por e-mail na data de 14/01/2020.

Os candidatos serão avaliados por 2 (dois) profissionais da AACD – Centro de Reabilitação sendo classificado o candidato que obtiver melhor rendimento na segunda fase ( entrevista).

  1. Informações importantes

Condições: Apresentar os documentos exigidos, pagar a taxa de inscrição e ser graduado ou especialista em Musicoterapia.

  • Não haverá isenção total ou parcial da taxa de inscrição, independentemente do motivo apresentado.
  • Em nenhuma hipótese haverá devolução do pagamento da taxa de inscrição.
  • O ato de inscrição presume o conhecimento e aceitação, por parte do candidato, das condições estabelecidas para o processo seletivo, sendo o mesmo responsável por qualquer erro ou omissão e pelas informações prestadas.
  • A prova escrita abrangendo o conteúdo programático, constará de 15 questões de múltipla escolha, cada questão terá 4 alternativas, sendo somente uma correta e 05 questões com descrição de próprio punho.
  • Para realização da prova será entregue um caderno de questões, no qual deverão ser assinaladas as alternativas escolhidas e passadas para a folha do gabarito.
  • O gabarito deverá ser preenchido com caneta esferográfica azul ou preta, ficando anuladas as questões assinaladas a lápis ou rasuradas.
  • Não serão computadas as questões não assinaladas, as questões que contenham mais de uma resposta, emendas ou rasuras, ainda que esteja legível.
  • O candidato não poderá levar o caderno de questões, sendo a sua devolução obrigatória.
  • Será excluído do processo seletivo o candidato que faltar à prova escrita ou chegar após o horário limite estabelecido, ou ainda, que durante a sua realização, for surpreendido em comunicação com outro candidato, utilizando livros, notas, telefone celular, etc.
  • No dia da realização da prova, não serão fornecidas por qualquer membro da equipe de aplicação das provas, informações referentes ao conteúdo das provas e/ou aos critérios de avaliação e classificação.
  • Em hipótese alguma será realizada qualquer prova fora dos locais, horários e datas determinadas e sob nenhum pretexto ou motivo, e não haverá segunda chamada para realização da prova.

  1. Apresentação dos candidatos selecionados:

 Confirmar a vaga por e-mail até dia 24/01/2020 – cet@aacd.org.br . Os Documentos necessários serão informados após confirmação da vaga.

 

O candidato aprovado no processo seletivo do Aprimoramento será convocado pela Comissão de Ensino e Treinamento para a entrega de documentos.

 

Titulação: ao final receberá um certificado de Aprimoramento em Musicoterapia –deficiência física – enfoque interdisciplinar. O Aprimoramento oferecido pela instituição não é reconhecido pelos órgãos reguladores educacionais vigentes no território nacional e destina-se a proporcionar ao profissional conhecimentos que lhe permitam a qualificação para o mercado de trabalho.

 

  1. Casos Omissos

Serão apreciados pela CET (Comissão de Ensino e Treinamento).

Recurso: Prazo até 02 dias úteis da data da divulgação do resultado da seleção.

  1. Programa para a prova teórica

  • Musicoterapia – Fundamentos e abordagens terapêuticas

    • Música em terapia
                • Musicoterapia com pacientes neurológicos (crianças, jovens, adultos)
                • Musicoterapia individual e em grupo
  • Avaliação em Musicoterapia
  • Atuação do musicoterapeuta em equipe multidisciplinar
  • Noções básicas de teoria e notação musical

  1. Bibliografia
  • Benenzon, R.O. Manual de Musicoterapia. Rio de Janeiro: Enelivros, 1985.
  • Bruscia, K.E. Definindo a Musicoterapia. 2. ed. Trad. Mariza Velloso Fernandez Conde. Rio de Janeiro: Enelivros, 2000.
  • Domingos, A. C. S. A; Rockenbach, M. H. B. C. Musicoterapia na reabilitação: fundamentação teórica e prática. cap. 47. In: Fernandes, A. C; Ramos, A. C. R; Morais Filho, M. C; Ares, M. J. J. Reabilitação. 2. ed., Barueri, SP: Manole, 2015.
  • Fernandes, A. C; Ramos, A. C. R; Morais Filho, M. C; Ares, M. J. J. Reabilitação. 2. ed., Barueri, SP: Manole, 2015.
  • Ferrari, K. D. Musicoterapia: Aspectos de la sistematización y la evaluación de la práctica clínica. 1ª ed. Buenos Aires: MTD Ediciones, 2013.
  • Gainza, V. Sobre la creatividad y el vínculo com la música. In: Benenzon, R.O. e colaboradoras.  La Nueva Musicoterapia. Buenos Aires: Lumen, 1998.
  • Levitin, D.J. A música no seu cérebro: a ciência de uma obsessão humana. Trad. Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.
  • Louro, V.S; Alonso, L.G; Andrade, A.F. Educação musical e deficiência: propostas pedagógicas. São José dos Campos, SP: Ed. do Autor, 2006.
  • Nascimento, M. F. Reabilitação com Música. cap. 24. In: Souza, A.M.C. e Ferraretto, I. Paralisia Cerebral: aspectos práticos. São Paulo: Memnon, 1998.
  • Nascimento, M. F. Musicoterapia: princípios e prática. In: Fernandes, A. C. [org.]. AACD – Medicina e Reabilitação: princípios e prática. São Paulo: Artes Médicas, 2007.
  • Nascimento, M. F. e col. Musicoterapia e a reabilitação do paciente neurológico. São Paulo: Memnon, 2009.
  • Schapira, D. et al. Musicoterapia: Abordaje Plurimodal. Argentina: ADIM ediciones, 2007.

 




 

Características do treinamento

É oferecida prática supervisionada de musicoterapia durante o atendimento dos pacientes enquadrados no setor. A prática se baseia na avaliação, elaboração de plano musicoterapêutico, orientações de intervenções em musicoterapia para os diferentes diagnósticos atendidos no centro de reabilitação. Haverá aulas teóricas realizadas pela equipe multidisciplinar sobre diagnósticos atendidos, intervenções realizadas  na instituição e o trabalho desenvolvido em cada setor da AACD.

Objetivos do curso

Oferecer fundamentação teórico-prática para o musicoterapeuta no  atendimento em reabilitação na deficiência física (enfoque multidisciplinar).

Beneficios

Certificado emitido pela AACD

Público-alvo

Profissionais formados na área de Musicoterapia.

Profissional

Descrição Valor Quantidade
APRIMORAMENTO EM MUSICOTERAPIA NA REABILITAÇÃO – 2020 85,00