(EDITAL) APERFEIÇOAMENTO EM TERAPIA OCUPACIONAL NA REABILITAÇÃO – 2020

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA O APERFEIÇOAMENTO EM TERAPIA OCUPACIONAL NA REABILITAÇÃO FÍSICA – ENFOQUE INTERDISCIPLINAR – 2020

 


 

O Setor de Terapia Ocupacional da Associação de Assistência à Criança Deficiente AACD Unidade Ibirapuera, com sede na Avenida Professor Ascendino Reis, 724, São Paulo/SP, comunica que estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo para o Aperfeiçoamento  e Aprimoramento em Terapia Ocupacional com Enfoque Interdisciplinar. Este edital divulga as regras deste processo seletivo que tem como objetivo favorecer conhecimento teórico e prático supervisionado, na reabilitação neurológica, nos setores de Terapia Ocupacional (adulto e infantil) através do acompanhamento de procedimentos realizados nos setores, discussão de casos clínicos e aulas ministradas pelos profissionais da instituição.  Segue informações gerais:

 

 

Candidatos : Terapeutas Ocupacionais (ou formandos no último semestre de 2019)

Número de vagas: 04 (quatro) Aperfeiçoamento  e 1 (uma) Aprimoramento.

Local: AACD Ibirapuera – SP
Período: Integral – TOTAL DE 40h/SEMANAIS (7:00 às 17:00h com intervalo de 1h para almoço no Aperfeiçoamento)

MEIO-PERÍODO 32h/SEMANAIS (7:00h às 13:00h, exceto quartas-feiras  que será das 7:00h às 15:00h no Aprimoramento devido ao cronograma das aulas teóricas)
Duração: 11 meses com bolsa auxílio (aperfeiçoamento) e sem bolsa (aprimoramento)
Início: 03 de fevereiro de 2020

Término: 18 de dezembro de 2020

 

  1. INSCRIÇÕES
    Vagas Limitadas: 100

 

Período: 15/11/19 a 10/12/2019

(As inscrições estarão automaticamente encerradas, com o preenchimento das vagas disponíveis).

As inscrições serão realizadas através do site www.aacd.org.br, no período indicado e estarão automaticamente encerradas após o preenchimento das vagas disponíveis.

Valor da inscrição: R$100,00 (cem reais)

Confirmação: após o pagamento efetuado, enviar obrigatoriamente até dia 10/12/2019, cópia do RG, CPF e do comprovante de pagamento da taxa de inscrição via e-mail para cpalbuquerque@aacd.org.br com título/assunto “APERFEIÇOAMENTO 2020” ou “APRIMORAMENTO 2020”

IMPORTANTE: No envio dos documentos os candidatos deverão indicar sua opção no processo seletivo, entre Aperfeiçoamento e Aprimoramento.

Sem o recebimento desses documentos e pagamento da taxa, a inscrição não será efetivada.

 

  1. DATA DA PROVA E RESULTADOS:

 

Data: 14/12/2019 (sábado)

Horário: 09h00min horas

Local: Sala da Pós Graduação – AACD Ibirapuera

Entrevista: Será realizada no mesmo dia, após a saída da prova.

Resultado final: 20/12/2019.

Candidato deverá confirmar interesse a vaga até o dia: 08/01/2020 pelo e-mail – cet@aacd.org.br

 

  1. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:

 

1ª FASE – Prova:   Peso 06 (seis)

Com início às 09h00min horas do dia 14/12/2019. Não será permitido o ingresso de nenhum candidato após 10 minutos do início da prova.

2ª Fase – Entrevista: Peso 04 (quatro)

Entrevista ou Dinâmica de grupo (caso haja mais de 10 candidatos aprovados para a segunda fase): Serão realizadas no dia 14/12/19, após a finalização da aplicação das provas.. Os aprovados para esta fase deverão trazer no dia o Diploma ou Certificado de Conclusão ou Declaração da Faculdade comprovando a conclusão do curso no 2°semestre de 2020, currículo e uma foto 3X4.

Os candidatos serão avaliados no mínimo por 02 profissionais da AACD, em caso de empate, será classificado o candidato que obtiver melhor rendimento na segunda fase- entrevista.

O Aperfeiçoamento e o Aprimoramento oferecidos pela instituição não são reconhecidos pelos órgãos reguladores educacionais vigentes no território nacional e destinam-se a proporcionar aos profissionais conhecimentos que lhe permitam qualificação para o mercado de trabalho.

 

  1. INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

 

– Condições: Apresentar os documentos exigidos, pagar a taxa de inscrição, ser graduado em Terapia Ocupacional ou apresentar declaração da faculdade do término do curso no segundo semestre de 2019.

– Não haverá isenção total ou parcial da taxa de inscrição, independente do motivo apresentado.
– Em nenhuma hipótese, haverá devolução do pagamento da taxa de inscrição.
– O ato de inscrição presume o conhecimento e aceitação, por parte do candidato, das condições estabelecidas para o processo seletivo, sendo o mesmo responsável por qualquer erro, omissão ou pelas informações prestadas.

– A prova escrita abrangendo o conteúdo programático, constará de 50 questões de múltipla escolha. Cada questão terá 05 alternativas, sendo somente uma correta.
– Para realização da prova será entregue um caderno de questões, no qual deverão ser assinaladas as alternativas escolhidas e passadas para a folha do gabarito. O gabarito deverá ser preenchido com caneta esferográfica azul ou preta, ficando anuladas as questões assinaladas a lápis ou rasuradas.

– Não serão computadas as questões não assinaladas, as questões que contenham mais de uma resposta, emendas ou rasuras, ainda que esteja legível.

– O candidato não poderá levar o caderno de questões, sendo a sua devolução obrigatória.

– Será excluído do processo seletivo o candidato que faltar à prova escrita ou chegar após o horário limite estabelecido, ou ainda, que durante a sua realização, for surpreendido em comunicação com outro candidato, utilizando-se de livros, notas, telefone celular, etc.

– No dia da realização da prova, não serão fornecidas por qualquer membro da equipe de aplicação das provas, informações referentes ao conteúdo das provas  e /ou aos critérios de avaliação e classificação.

– Em hipótese alguma será realizada qualquer prova fora dos locais, horários e datas determinados e sob nenhum pretexto ou motivo, haverá segunda chamada para realização da prova.

 

  1. APRESENTAÇÃO DO CANDIDATO SELECIONADO:

 

Confirmar o interesse a vaga até: 08/01/2020.

Os candidatos aprovados no processo seletivo do Aperfeiçoamento e Aprimoramento serão convocados pela Comissão de Ensino e Treinamento para a entrega de documentos e assinatura de contrato.

 

  1. CASOS OMISSOS
    Serão apreciados pela CET (Comissão de Ensino e Treinamento).

 

  1. APRESENTAÇÃO DO CANDIDATO SELECIONADO:

 

*Deverá confirmar o interesse na vaga até 08/01/2020, por e-mail (cet@aacd.org.br).

*Os documentos necessários serão informados no dia da confirmação.

*O aperfeiçoamento/ aprimoramento terá início em 03/02/2020 a partir das 07h00min.

Os candidatos aprovados no processo seletivo do Aperfeiçoamento/aprimoramento serão convocados pela Comissão de Ensino e Treinamento para a entrega de documentos e assinatura de contrato.

O Aperfeiçoamento/aprimoramento oferecido pela instituição não são reconhecidos pelos órgãos reguladores educacionais vigentes no território nacional e destina-se a proporcionar ao profissional conhecimentos que lhe permitam a qualificação para o mercado de trabalho.

 

ITENS PARA A PROVA DE ADMISSÃO

 

Questões que abrangem o conhecimento técnico básico sobre:

 

  • Fundamentos da Terapia Ocupacional
  • Estrutura da Prática da Terapia Ocupacional (Framework AOTA / 2013)
  • Provas e Funções Musculares
  • Desenvolvimento Neuro-Psico-Motor Normal
  • Anatomia Funcional do Membro Superior
  • Órteses e Próteses de Membros Superiores
  • Tecnologia Assistiva
  • CIF – Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde
  • Fisiopatologia e Tratamento em:
  • Lesão Medular
  • Malformações Congênitas (MFC)
  • Acidente Vascular Encefálico (AVE)
  • Traumatismo Crânio Encefálico (TCE)
  • Paralisia Cerebral (PC)
  • Mielomeningocele
  • Doenças Neuromusculares
  • Paralisia Braquial Obstétrica (PBO)
  • Terapia da Mão

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FRAMEWORK

 

ANDRADE AF, PAIVA WS, AMORIM RL, FIGUEIREDO EG, NETO ER, TEIXEIRA MJ. Mecanismos de lesão cerebral no traumatismo cranioencefálico. RevAssoc  Med Bras. 2009; 55(1): 75-81.

 

ASSUMPÇÃO, T.S. Órteses: Princípios básicos. In: FREITAS, P.P. Reabilitação da mão. São Paulo: Atheneu, 2005.

BACH,R.J; Guia de exame e tratamento das doenças neuromusculares. Santos livraria e editora, 2004. Cap 4, 5 e 8.

CAVALCANTI,A;GALVÃO,C.: Terapia Ocupacional – Fundamentação e Prática.  Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2007.

DE LISA, J.: Tratado de Medicina de Reabilitação: Princípios e Prática. 3ª ed., São Paulo, Manole, 2002.

FERNANDES, A.C., RAMOS, A.C.R., CASALIS, M.E.P., HEBERT, S.K.: Medicina e Reabilitação: princípios e prática. São Paulo, Artes Médicas, 2007.

FERLAND,F.:  O Modelo Lúdico – o Brincar, a Criança Com Deficiência Física e a Terapia Ocupacional – 3º ed., São Paulo, Rocca, 2006.

FINNIE, N.A.: O Manuseio em Casa da Criança com Paralisia Cerebral. 3ª ed., São Paulo, Manole, 2000.

FLEMING, I.: Desenvolvimento Normal e Seus Desvios no Lactente – diagnóstico e tratamento precoce do nascimento até o 18º mês. São Paulo, Atheneu, 1987.

FREITAS, F. F.: Reabilitação da mão. São Paulo, Atheneu, 2005.

GREVE, J.M.D.; CASALIS, M.E.P.; BARROS FILHO,T.E.P.: Diagnóstico e Tratamento da Lesão da Medula Espinal. 1ª ed., São Paulo, Roca,2001.Cap 1 e 2.

GRIEVE, J.: Neuropsicologia em Terapia Ocupacional – Exame da Percepção e Cognição, 2ª ed., São Paulo, Santos, 2005.

KENDALL, F.P.; McCREARY, E.K.; PROVANCE, P.G.: Músculos : Provas e Funções – Ed. Manole, 1995.

LEVY, J.A.; OLIVEIRA, A.S.B. Reabilitação em Doenças Neurológicas. Ed. Atheneu. São Paulo, 2003.Cap 4.

LIANZA, S.: Medicina de Reabilitação. 3ª ed., Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2001.

MOURA, E.W.; LIMA, E.; BORGES, D.; SILVA, P.A.C : Fisioterapia: aspectos clínicos e práticos da reabilitação- 2ª ed, São Paulo, Artes Médias, 2010. Cap 12.2.

 

OLIVEIRA C.O, IKUTA N, REGNER A. Bio marcadores prognósticos no traumatismo crânio-encefálico grave. RevBras Ter Intensiva. 2008; 20(4):411-421.

 

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE; Organização Pan-Americana de Saúde CIF: Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. São Paulo: EDUSP, 2003.

PARHAM, L.D.; FAZIO, S.L.A.: A Recreação na Terapia Ocupacional Pediátrica. São Paulo, Santos, 2000.

PEDRETTI,W.;EARLY,M.B.. Terapia Ocupacional: Capacidades e Práticas para Disfunções Físicas. 5ª Ed., São Paulo, Rocca, 2004.

SOUZA, A.C.A.; SILVA, M.; CRUZ, D.M.C.; ANDRADE, V.S. :Estrutura da Prática da Terapia Ocupacional: Domínio e Processo – 2.ª edição. Occupational Therapy Practice Framework: Domain & Process. 2nd. Rev. Triang.: Ens. Pesq. Ext. Uberaba – MG, v.3. n.2, p. 57-147, jul/dez. 2010

TEIXEIRA, E.; SAURON, F,N.; SANTOS, LSB.; OLIVEIRA, M.C.: Terapia Ocupacional na Reabilitação Física. São Paulo, Rocca, 2003.

TROMBLY, C.; RADOMSKI, M. V.: Terapia Ocupacional para Disfunção Física. 5ª ed.,Livraria Santos Editora, 2005.

TUBIANA, R.; THOMINE, J.M.; MACKIN, E.: Diagnóstico Clínico da Mão e do Punho. 2ª ed., Rio de Janeiro, Interlivros, 1996.

 

 

Características do treinamento

O programa de Aperfeiçoamento em terapia ocupacional na reabilitação física – 2020 tem como objetivo favorecer conhecimento teórico e prático supervisionado, na reabilitação neurológica, nos setores de Terapia Ocupacional (adulto e infantil) através do acompanhamento de procedimentos realizados nos setores, discussão de casos clínicos e aulas ministradas pelos profissionais da instituição.

Objetivos do curso

Capacitar graduados em Terapia Ocupacional para o atendimento a Pessoa com Deficiência Física.

Beneficios

Certificado emitido pela AACD

Público-alvo

Profissionais formados na área de Terapia Ocupacional.

Profissional

Descrição Valor Quantidade
APERFEIÇOAMENTO EM TERAPIA OCUPACIONAL NA REABILITAÇÃO FÍSICA – 2020 100.00