Doe Agora

Compliance

O Compliance foi implantado entre os meses de junho e agosto de 2013. Dentro do projeto de implantação, além da participação no 1º Congresso Brasileiro de Compliance, foi realizado benchmarking a fim de se levantar o escopo de atuação, estrutura de Compliance e sua interação com as áreas de Gerenciamento de Riscos, Qualidade e Auditoria Interna.
A partir do benchmarking realizado pudemos constatar que tanto no mercado de saúde, como no terceiro setor a estrutura de controles não é abrangente e estruturada de forma a permitir a adaptação para a AACD.
Na aproximação com os outros mercados pudemos verificar as melhores práticas para a estruturação do Compliance na Instituição.
Foi, então, elaborado o Programa de Compliance contemplando ações de Prevenção, Detecção e Resposta para os temas de Compliance. No último quadrimestre de 2013, a atuação do Compliance teve como principais realizações:

• Revisão, junto ao Comitê Executivo do Compliance, do Código de Conduta;

• 1.268 horas de treinamento presencial ministrado para 893 colaboradores;

• Disponibilização do conteúdo na intranet, alcançando todos os usuários da rede corporativa;

• Criação do canal corporativo para recebimento de comunicações de comportamentos e/ou processos em desacordo;

• Acompanhamento de normatização externa, contemplando a legislação de saúde, inclusive das Agências Reguladoras e Conselhos profissionais;

• Elaboração e execução do Programa Institucional de Prevenção à Corrupção e Atos Lesivos, incluindo treinamentos, Políticas específicas e revisão de processos;

• Destaque para a avaliação do treinamento de apresentação do Compliance para a Instituição, de 356 pesquisas respondidas, 330 atribuíram nota 4 ou 5 (escala 1-5) para a afirmação: “O conteúdo é relevante para o meu trabalho”.