Rastreie o seu pedido aqui
Doe Agora

Como cuidar e prevenir a Lesão Por Pressão

Quando familiares e cuidadores lidam com um paciente acamado, cadeirantes ou que ficam muito tempo na mesma posição, surgem algumas dúvidas sobre a melhor forma de acomodar e tratar essa pessoa.

Uma das dificuldades é a Lesão por Pressão, conhecida como escara, ferida que aparece na pele e pode alcançar tecidos mais profundos, como músculos e ossos. Se não cuidada devidamente, a Lesão pode prejudicar a saúde do paciente, levando a infecções e, em casos mais graves, até mesmo ao óbito. Isso pode acontecer por falta de conhecimento do cuidador.

Para orientar sobre o melhor jeito de cuidar e prevenir essas Lesões, conversamos com a Estomoterapeuta da AACD, Priscila Sales, e listamos algumas dicas importantes:

Prevenção

  • A cada duas horas, mude o paciente acamado de posição. Para cadeirantes ou mobilidade reduzida, faça a mudança para uma cadeira /poltrona a cada uma hora.
  • Realize a inspeção diária na pele do paciente, aproveitando o momento do banho para analisar cada parte do corpo com cuidado. Um espelho pode ajudar a enxergar caso não tenha o auxílio de outra pessoa.
  • É necessário manter a pele sempre limpa e seca. Pacientes que utilizam fraldas precisam ser trocados com frequência para evitar a umidade na região.
  • Uma pele bem hidratada e saudável fica mais resistente e diminui o risco de exposição.
  • A alimentação também influencia no estado da pele. Um paciente com uma dieta equilibrada de líquidos adequados terá uma pele mais forte contra danos.
  • Se identificadas alterações na pele, procure o mais rápido um serviço de enfermagem.
  • Um colchão ou almofada especiais indicados por profissionais da saúde podem ajudar na acomodação do paciente.

 

Tratamento na AACD

Na AACD, temos um serviço especializado em Lesão por Pressão. O paciente passa por uma análise com a equipe médica e é encaminhado para o ambulatório, que irá identificar o melhor tratamento para as feridas com acompanhamento até a cicatrização. O paciente participa do tratamento e é envolvido no processo de cuidado, junto com sua família. Esse passo é importante para que o tratamento continue quando o paciente for para casa.

Um dos diagnósticos frequentes na AACD é a Lesão Medular, quando o paciente passa muito tempo internado e desenvolve escaras, considerado um público de grande risco. No Hospital Ortopédico AACD, esse publico atendido com a aplicação do protocolo de prevenção de Lesão por Pressão baseado em metas internacionais de Prevenção. No processo, são feitas avaliações diárias da pele e riscos de lesões e intervenções da enfermagem com o auxílio de oito relógios desenvolvidos para orientar o tempo de mudança de posição.

Com essas dicas e orientações, já é possível oferecer melhor qualidade de vida para os pacientes que ficam muito tempo na mesma posição. A atenção da família ou do cuidador é essencial para evitar o aparecimento das lesões. Medidas simples podem reduzir o sofrimento e eliminar danos irreparáveis no corpo e na autoestima de um paciente.

Fique ligado nas próximas dicas!