Doe Agora

Áreas de Atuação

Após a triagem, o paciente é avaliado por uma equipe especializada em sua deficiência. A equipe multidisciplinar atua em conjunto, com o objetivo de atender o paciente do modo mais adequado e no menor espaço de tempo possível. As clínicas em atividade na AACD são: Paralisia Cerebral, Lesão Medular, Lesão Encefálica Adquirida Infantil e Adulto, Mielomeningocele, Malformações Congênitas, Amputados, Doenças Neuromusculares e Poliomielite. Cada uma dessas Clínicas possui um grupo de profissionais habilitados em fornecer um tratamento consistente e uniforme ao paciente.

1 – Clínica de Paralisia Cerebral

É a maior da AACD em número de pacientes e atendimentos. Trata crianças que sofreram um dano cerebral antes, durante ou após o parto, com sequelas que acometem vários órgãos e sistemas do organismo. O tratamento é ministrado de acordo com as necessidades individuais e tem o objetivo de estimular o desenvolvimento neuropsicomotor para que a criança possa usufruir melhor de suas habilidades. O acompanhamento tem longa duração.

2 – Clínica de Lesão Medular

Atende pessoas paraplégicas ou tetraplégicas devido a uma lesão na medula espinhal, cujas causas mais frequentes são: acidentes de trânsito, ferimentos por arma de fogo, mergulhos em água rasa, tumores e infecções. Utiliza recursos terapêuticos existentes para atingir as metas de cada paciente, num espaço de tempo definido. Atende também pacientes com Esclerose Múltipla.

3 – Clínicas de Lesão Encefálica Adquirida (Infantil e Adulto)

Atendem pacientes que foram vítimas de traumatismo craniano (TCE), acidente vascular encefálico (derrame), infecções cerebrais, tumores, anóxias e Doença de Parkinson. De acordo com o grau de acometimento e o prognóstico estabelecido, elas promovem o tratamento de reabilitação física e a estimulação cognitiva. As clínicas para pacientes adultos e infantis são separadas e trabalham com abordagens diferentes. O acompanhamento escolar das crianças também é realizado.

4 – Clínica de Mielomeningocele

Atende pacientes com má-formação congênita da medula espinhal e da coluna vertebral, causada por Mielomeningocele, Lipomeningocele, Espinha Bífida Oculta e Agenesia da Coluna Lombo-Sacra. O grupo de doenças provoca alteração da função de vários órgãos e sistemas com o comprometimento do funcionamento do cérebro, da bexiga, do intestino e dos membros inferiores. O tratamento visa preservar ao máximo a função desses órgãos e impedir a presença de complicações que prejudiquem a condição física do paciente, além de possibilitar o maior grau de independência funcional possível.

5 – Clínica de Má-Formação Congênita

Atende pacientes com má-formação congênita dos membros como: Osteogenesis Imperfecta (Doença dos Ossos de Vidro), Artrogripose Múltipla Congênita (articulações rígidas) e doenças genéticas que causam alterações, principalmente nos membros.

6 – Clínica de Amputados

Atende pacientes com amputações adquiridas, cujas principais causas são: doenças vasculares, traumatismos, diabetes, infecções, queimaduras e tumores. O trabalho de reabilitação tem o objetivo de adaptar o paciente ao uso da prótese, quando indicada, para a independência nas atividades da vida diária, readaptação social e profissional.

 7 – Clínica de Doenças Neuromusculares

Atende pacientes com doenças de causa hereditária que têm origem no músculo (miopatias) ou no nervo periférico (neuropatias). Oferece tratamento para as distrofias musculares, miopatias congênitas, miotonias, amiotrofias espinhais, neuropatias hereditárias, ataxias, etc.

8 – Clínica de Outros Diagnósticos

Atende pacientes que foram vítimas de Poliomielite (Paralisia Infantil). Apesar de erradicada no Brasil desde 1989, devido às maciças campanhas de vacinação, muitas pessoas possuem sequelas e ainda necessitam de tratamento especializado. Também são atendidas crianças com menos de um ano de idade com Lesão do Plexo Braquial ocorrida durante o parto.